sexta-feira, 5 de setembro de 2008

FRASE DO MÊS

“O VERDADEIRO AMOR COMEÇA COM A LETRA ‘A’ E NÃO TERMINA COM LETRA NENHUMA.”

NO PARAÍSO

Adão e Eva passeavam pelo paraíso quando Eva faz a Adão a seguinte pergunta:
-Adão, tu me amas de verdade?
Ao que Adão responde:
-E eu lá tenho outra escolha?

DEFINIÇÕES

ABREVIATURA- ação de abrir veículo destinado às atividades policiais.
ACEITAR- concordar com o uso do azeite espanhol.
ACUMULADOR- sistema capaz de acumular sensações desagradáveis.
AGREGAR- reunir pessoas originárias da Grécia.
AGREGAÇÃO- reunião de pessoas originárias da Grécia. Ato resultante de decisão coletiva de pessoas originárias da Grécia.
AMPLIFICADOR- instrumento de tortura que aumenta o sofrimento dos torturados. Usa-se acoplado a paus-de-arara, máquinas de choque e palmatórias.
CARIÁTIDE- tipo de estátua, muito encontrada em edificações da antiguidade, na qual os dentes estão muito estragados.
CÉREBRO- órgão localizado na parte superior-anterior do encéfalo através do qual as pessoas pensam que pensam.
CICLO LITÚRGICO- bicicleta de propriedade do pároco. (Variantes: quadricículo litúrgico e monocículo litúrgico.)

INGERIR LÍQUIDOS DURANTE AS REFEIÇÕES ENGORDA?

Tomar água, refrigerante, suco ou outros líquidos nas refeições ajuda a engordar, sim. É que as bebidas vão dilatando o estômago quando ingeridas junto com a comida. Então, como há mais espaço a ser preenchido, é preciso comer mais para se sentir saciado. Segundo a nutricionista Sonia Trecco, do Hospital das Clínicas de São Paulo, “os líquidos também atrapalham a digestão e o ideal é só beber qualquer coisa pelo menos meia hora depois do almoço ou do jantar.
(fonte: Revista Saúde, p. 12, nº 199, abril 2000)

A COR DA CENOURA

De todos os vegetais, a cenoura é o que contem mais carotenóides, seguida pelo pequi e pela abóbora.
Depois de cozida, ela traz ainda mais benefícios para a sua saúde, porque seu corpo vai absorver muito mais betacaroteno.
O tom laranja é conferido por moléculas chamada carotenóides. Entre elas, a mais conhecida é o caroteno. Ele funciona como um tijolo que o corpo usa para montar a vitamina A sempre que sente falta dessa substância. Se guardasse uma reserva da própria vitamina, ela seria tóxica. Já o estoque de betacaroteno não faz mal. Ainda por cima, previne doenças ligadas ao envelhecimento. Estudos indicam que o calor melhora a absorção desse nutriente. Portanto, quem prepara pratos quentes com cenoura só tem a ganhar.
(fonte: Revista Saúde, p. 27, nº 199, abril 2000.)

POR QUE ELAS ADORAM CHOCOLATE?

O desejo pelo chocolate nas mulheres é mais acentuado do que nos homens. Nelas, há uma queda do neurotransmissor serotonina no cérebro quando a menstruação se aproxima. Com isso, ficam irritadas. O açúcar do chocolate, então, compensa a falta dessa substância, que promove o bem-estar. Trinta minutos depois de ingerido já se nota uma mudança no sistema nervoso, levando ao relaxamento. “A sensação pode durar de uma a seis horas.” Diz a endocrinologista Szama Krybus, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Qualquer doce agiria assim? Talvez. Mas, além da doçura, o chocolate tem ingredientes extras que influenciam o humor. A comilança também tende a aumentar logo depois da ovulação, quando o hormônio progesterona cai. Mulheres que tomam anticoncepcionais, no entanto, não tem essas flutuações hormonais e, notam os pesquisadores, consomem menos chocolate.
(fonte: Revista Saúde, p. 37, nº 199, abril 2000)

AMIZADE


Amizade é um bem que Deus criou para o ser humano não ficar sozinho no mundo, para que as pessoas sempre tenham alguém para compartilhar suas alegrias e tristezas e ter alguém para dar um conselho sobre as decisões que temos que tomar no nosso dia-a-dia.
Normalmente, nós fazemos amigos no nosso dia-a-dia, na escola, no trabalho e em outros lugares que costumamos freqüentar.
Para mim, um amigo tem que ser companheiro em todos os momentos e que eu possa confiar para contar meus segredos e que eu tenha certeza de que ele sempre vai guardá-los só pra si.
As amizades podem nos prejudicar por ter amigos que têm inveja de nós e que só querem nos prejudicar e tem também aquele que não é “tão amigo” pois nos influencia para o mundo das drogas, da bebida alcoólica e da violência.
As pessoas que têm inveja de uma grande amizade sempre têm vontade de atrapalhar, por isso temos que ter cuidado para que essas pessoas não consigam realizar suas vontades.
Nós, seres humanos, não podemos viver sem amigos porque nós sempre os temos naqueles momentos em que precisamos de um ombro amigo!
Muitas vezes, nossos amigos são nossos pais e podemos ter certeza de que podemos contar com eles em todos os momentos.

Este texto foi escrito pela aluna Alice Cristina Faita Welter- 6ª série A, orientada pela professora Paula GibbertFRASE

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Foi o sonho de D.Pedro ver o Brasil liberto...
Praquela época parecia tudo certo
Mas o Brasil cresceu
E se desenvolveu.
É um país de contraste
De maioria tratada como traste
País de solo fértil onde tudo que se planta dá.
Mas no dia da independência muitos não têm o que comemorar
Sete de setembro fogão apagado
Na casa do descamisado
Não tem café coado
E comida é coisa do passado
País rico em diversidade
Poderia ser o celeiro da humanidade
Um dos maiores países do mundo
Onde não há guerrilhas e a maioria possui um amor profundo.
A esperança é que acabe a fomee tenha menos desigualdades.
Que melhore as condições de estudo e o pobre vá pra Universidade.
Que seja diminuída a carência
E também a violência.II
Independência ou morte foi o grito forte...
Dado por D. Pedro que ainda ecoa do sul ao norte.
Do colonizador o Brasil se libertou
Mas nossa Pátria amada continua lamentando sofrimento e dor...
Autor:Valeriano Luiz da Silva (www.albumdepoeta.com)

RESOLUÇÃO DO DESAFIO DO Nº 03

Você conseguiu solucionar o desafio de Língua Portuguesa do “FIQUE SABENDO” DE AGOSTO? O desafio era pontuar uma frase usando duas vírgulas e dois pontos finais a fim de dar sentido a esta frase:
“MÁRCIA MERGULHA NA PISCINA PORQUE SUA MÃE DIZ ELA PEGUE A TOALHA”
Se conseguiu, Parabéns! Se não conseguiu, preste atenção à resposta e perceberá que não é tão difícil assim:
“MÁRCIA MERGULHA NA PISCINA PORQUE SUA. MÃE, DIZ ELA, PEGUE A TOALHA.”

CHARADAS DO MÊS

1-Por que Manuel levou dez anos pra acabar de compor uma canção de ninar?
2-O que vem escrito na sola de sapato do português?
3-Por que o português não toma leite gelado?

CHARADAS

RESPOSTAS DAS CHARADAS DO NÚMERO ANTERIOR
1-Qual é a bebida que os marcianos bebem?
Chá marte.
(fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus)

ESPECIAL É VOCÊ!

Em nossa vida há momentos que despertamos de um sonho, para a vida. Dentro de nós existe uma força tão grande em expectativas e breves esperanças de realizações. Contudo, com momentos de carência, solidão e uma vontade louca de encontrar alguém que se perdeu no tempo. Quem será esse alguém? Observe! Valorize o que você tem de bom para oferecer. Ouça alguém que tem algo importante a lhe dizer, porque você é a pessoa mais especial desse mundo. Vez ou outra, falamos para nós mesmos que não sabemos o significado da palavra AMOR, mas podemos senti-lo! Seja por carícias, gestos meigos e pela PAZ plantada. Valorizar isso é mostrar sentimentos! Se existe alguém especial, esse alguém é você. Pois você está acima do mal. Mesmo sabendo que o bem e o mal, estão dentro de nós mesmos. O mais importante é que você saiba eliminar este mal, agindo de maneira consciente, sendo útil, fazendo o bem para si mesmo e para as outras pessoas! O amor que você sente deve ser compartilhado em partes, sabia! Mas, quais serão essas partes? Pergunte para você mesmo. Verá que encontrará a resposta. Já fez isso antes? Se assim agir, com essa capacidade de amar, você estará fazendo a sua história, estará escrevendo nas páginas do livro da vida; que só você; saberá o final. Percebeu como você é ESPECIAL?
(fonte: internet)

VOCÊ SABIA? “A PALVRA ESCRITA PERMANECE”

A frase acima é um provérbio latino. A idéia da permanência das palavras escritas e, conseqüentemente, do que elas contavam, encantava os romanos. Por isso, eles fizeram questão de registrar escrevendo na pedra, em seus monumentos e construções, sobre suas vitórias e seus heróis. O Império Romano caiu. As letras gravadas permaneceram, confirmando o antigo provérbio.


Um dado espantoso : aos 3 anos, uma criança de família de baixa renda ouviu 30 milhões de palavras menos do que uma criança de uma família mais favorecida.
E que diferença isso pode fazer?
Toda a diferença do mundo!

POR QUÊ?
As palavras são as nossas principais ferramentas para entender o que se passa, fazer coisas acontecerem e garantir harmonia entre as pessoas. As palavras são instrumentos para pensar.
Quanto mais palavras você conhece, compreende, lê e escreve, menos possibilidade você tem de se enganar ou ser enganado, numa sociedade letrada como a nossa.
Quando uma pessoa aprende a ler, ela passa a ter acesso a tudo o que a humanidade registrou em todos os tempos e lugares.
Quando uma pessoa aprende a escrever, ela ganha o direito de registrar a sua própria palavra e transmiti-la ao mundo.

O QUE TRANSFORMA UMA PESSOA NÃO É O APRENDER A LER E A ESCREVER:
É FAZER USO DA LEITURA E DA ESCRITA.

LER E ESCREVER BEM SÃO COISAS QUE NECESSITAM PREPARAÇÃO E PRÁTICA. FAZ PARTE DISSO – E QUE PARTE IMPORTANTE! MERGULHAR NO MUNDO DA PALAVRA ESCRITA.
(fonte:Passaporte da leitura e da escrita, Ler é preciso)