terça-feira, 17 de agosto de 2010

DIÁRIO ÍNTIMO

QUERIDO DIÁRIO: hoje vi um casal de joão-de-barro começando a construir sua casa. Achei muito interessante a forma de trabalho deles.
Já se passaram 10 dias que o casal começou a fazer o ninho e hoje eu vi uma coisa absurdamente estranha: o senhorzinho estava carregando a bostinha do meu gatinho para o ninho. Foi hilário, mas minha mãe me falou que ele usa esterco para tornar sua casa mais resistente.
Já se passaram mais 5 dias que o casal está fazendo seu pequeno lar para só depois de ele pronto, formar sua família. Hoje comecei a reparar como o seu Joãozinho é bonitinho: ele é marrom, tem a barriga mais clara e o queixo e o pescoço mais claros ainda. Ele é uma gracinha.
Hoje, já passados mais uma semana, a casa dos pequenos passarinhos ficou pronta. Ela tem o formato muito diferente das dos outros pássaros, mas é deles mesmo.
Observei o casal mais alguns dias, trepei na árvore onde se encontrava o lar dos passarinhos, tentei ver como era por dentro, porém nada vi.
De repente, ouvi um barulho estranho que vinha de dentro do ninho no exato momento em que minha mãe me viu em cima da árvore e quase me matou de susto quando me chamou mandando descer de lá insistentemente. Eu não tava nem aí pra minha mãe; naquele momento eu queria era ver o que era que fazia o tal barulho.
Fiquei mais alguns momentos ali na árvore espiando. Logo, ouvi um piado que só podem ser de filhotes. É bem suave e chega a emocionar a gente.
Em seguida, comecei a me preocupar como é que eu ia descer daquela árvore tão alta (não sei nem como consegui subir até lá) e também com esses filhotes que eram agora também um pouco meus.

Érica Monique Ilchenco & Micaela Alves de Carvalho (8ª série B)