sábado, 26 de fevereiro de 2011

CROTALÁRIA X DENGUE

Estas são fotos feitas no nosso município no dia 25/02/2011 em terrenos onde a crotalária foi plantada para atrair as libélulas que, por sua vez, se alimentam (na fase larval) das larvas do mosquito da dengue.
As sementes desta planta foram plantadas em novembro de 2010. Os casos de dengue em Santa Carmem-MT são bem menores do que os do ano passado.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Manoel Garrincha

Manuel Francisco dos Santos, o Garrincha, é considerado um dos maiores talentos da história do futebol. O gênio da ponta-direita do Botafogo (RJ), nascido em Pau Grande, no Rio de Janeiro, encantou o mundo com seu estilo original de jogar, com seus dribles abusados e zombeteiros, com sua velocidade desconcertante e com suas jogadas ao mesmo tempo divertidas e belíssimas. Jogou 60 partidas pela Seleção Brasileira e encantou o mundo em três Copas do Mundo: da Suécia (1958) e do Chile (1962), das quais o Brasil foi campeão, e da Inglaterra (1966). Com Garrincha, o Brasil obteve 52 vitórias e sete empates. No final de carreira, jogou também no Corinthians, Flamengo, Olaria e em outros times brasileiros e estrangeiros. Estava com alguns quilos a mais e o joelho arrebentado. Morreu devido à cirrose hepática em 1983. Eternamente admirado, foi homenageado com o poema O Anjo de Pernas Tortas, de Vinícius de Moraes, o documentário Garrincha, Alegria do Povo, de Joaquim Pedro de Andrade, a biografia Estrela Solitária, de Ruy Castro, e os versos de Carlos Drummond de Andrade: "Se há um deus que regula o futebol, esse deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios.(...)"

Prêmios
• Craque do time das estrelas da Copa do Mundo FIFA (1958 e 1962)
• Melhor jogador e Artilheiro da copa do Mundo (1962)
• Segundo Maior jogador Brasileiro do Século XX IFFHS (1999)
• Quarto Maior jogador Sul-americano do Século XX IFFHS (1999)
• Oitavo Maior jogador do Mundo do Século XX IFFHS (1999)
• Décimo Terceiro Maior jogador do século XX pela revista - France football: (1999)
• Vigésimo Maior jogador do século XX pela revista Inglesa World Soccer: (2000)
• Sétimo Maior Jogador do Século XX pelo Grande Júri FIFA (2000)
• Seleção de Futebol do Século XX

Uma estátua em homenagem ao "anjo das pernas tortas"

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Caricaturas

Caricatura é um desenho de um personagem da vida real, tal como políticos e artistas. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo.
Historicamente a palavra caricatura vem do italiano caricare (carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção).
A caricatura é a mãe do expressionismo, onde o artista desvenda as impressões que a índole e a alma deixaram na face da pessoa.
A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura. Diz-se que uma boa caricatura pode ainda captar aspectos da personalidade de uma pessoa através do jogo com as formas. É comum sua utilização nas sátiras políticas; às vezes, esse termo pode ainda ser usado como sinônimo de grotesco (a imaginação do artista é priorizada em relação aos aspectos naturais)
Annibale Carracci foi um dos grandes expoentes da caricatura. É o pioneiro na História da Arte a utilizar-se dela, contrapondo-a à idealização
A primeira caricatura publicada no Brasil foi uma charge política de autoria de Manuel de Araújo Porto-alegre, em 1836 durante o período regencial,[1] sendo lembrado como o pioneiro da caricatura brasileira
(fonte: Wikipedia)

Para pesquisar mais:
http://www.emdiv.com.br/arte/enciclopediadaarte/685-caricatura-historia-e-caracteristicas.html

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0104-59701999000300002&script=sci_arttext

http://copadomundo.uol.com.br/2010/album/100427cartunista_album.jhtm#fotoNav=2